Primeira Guerra Mundial

10:00

P.S.: Não obrigo ninguém a ler, somente leia se estiver necessitando saber do assunto. 
Este é o primeiro post da volta do quadro "Papo NERD!"...

A corrida imperialista por territórios e mercador durante todo o século XIX gerou violentas rivalidades entre potências europeias, países como Grã-Bretanha,Alemanha e a França, buscavam conservar ou ampliar seu império colonial. Essa rivalidades são uma das principais razões da primeira Guerra Mundial (1914-1918). Um conflito dessa magnitude não pode ter começado de uma hora para outra, houve outros pequenos conflitos que geraram a 1°GM.
Alemanha.: No início do século XIX, na Alemanha, havia vários estados independentes, essa fragmentação de estados era um grande obstáculo ao desenvolvimento do capitalismo na região.Surge então Otto von Bismarck, um dos ministros da Prússia (Estado independente da Alemanha), ele se lutou pela unificação da Alemanha, por isso Bismarck mandou construir uma extensa linha férrea a fim de integrar o território Alemão. Bismarck provou e venceu uma guerra contra a França, alcançando o objetivo de unificar a Alemanha. Derrotada na Guerra, a França teve que ceder para a Alemanha a Alsácia-Lorena, região que era muito rica em minério e ferro.Unificado e rico em carvão e ferro, o Império Alemão se tornou uma das potências do Globo. Mas ao entrar numa corrida imperialista encontrou o mundo já dividido entre outros países. Então, o Império Alemão passou a pressionar a França e a Grã-Bretanha para lhe ceder uma "fatia" maior da África e da Ásia.
A Grã-Bretanha.: A Grã-Bretanha por sua vez, não queria ceder; queria poder manter seu imenso império colonial e sua liderança nos mares, fato que intensificou sua rivalidade com a Alemanha.
França.: A França era uma atinga rival da Alemanha e sonhava com uma revanche contra os Alemães, a fim de recuperar a rica região da Alsácia-Lorena, perdida na guerra causada por Bismarck.
Some-se isso tudo ao fato de que o Estados Unidos da América e o Japão terem se transformados em potências regionais. Além da rivalidade imperialista e da competição econômica, duas outras razões que contribuíram para o início da guerra foram a: política de alianças e a corrida armamentista.


Política de Alianças.: Como objetivo de unir forças e isolar rivais, vários países europeus fizeram acordos entre si, tanto que em 1907, a Europa estava dividida entre dois blocos.: Tríplice Aliança.: Formada por Alemanha,Itália e Império Austro-Húngaro e a Tríplice Entente.: Formada por Reino-Unido,França e Rússia.
Corrida Armamentista.: As potências europeias lançaram-se em um corrida armamentista desenfreada, a maioria dos países adotam medidas e investiram em questão financeira na área militar, fabricando armas e preparando exércitos.
Faltava apenas mais um incidente para o início da Guerra e ele aconteceu no dia 28 de Junho de 1914 quando dois nacionalista sérvios, assassinaram o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando. A Áustria acusou o governo da Sérvia de ser o mandante do crime, com base nisso, declarou guerra à Sérvia, em 28 de Julho de 1914. Era o início da Primeira Guerra Mundial. A partir daí houve um reação em cadeia, as principais potências entraram na Guerra.
Saldo da Guerra.:Ao final da primeira Guerra, a aviação militar,os canhões, os tanques e os gases venenosos haviam surtido efeito provocando.: 8 milhões de mortos, 20 milhões de mutilados e dezenas de milhares de órfãos e refugiados. 
Acabou revigorando mais tarde o Tratado de Versalhes que obrigava a Alemanha a.:
  • Devolver a região da Alsácia-Lorena à França.
  • Ceder aos vencedores direitos sobre as colônias ultramarinas.
  • Entregar para a França a prosperidade absoluta com direito total de exploração, das minas de carvão.
  • Pagar aos seus adversários uma indenização de guerra de 33 bilhões de dólares.
Por este tratado a Alemanha era proibida de ter aviação militar,canhões pesados,submarinos. Além disso o seu Exército poderia ter no máximo 100.000 homens. Considerados humilhados pelo Tratados de Versalhes a Alemanha começou a guardar um ódio e vingança pelo vencedores, principalmente pela França. O que gerou a Segunda Guerra Mundial.

Espero que tenha te sido útil.

Você também pode gostar:

Comentários
18 Comentários

18 mil comentários

  1. Oba, agora já sei onde procurar quando minha escola passar algum trabalho relacionado ao assunto \o/ www.viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei esse post. Eu adorava estudar essa matéria.
    http://www.vitrola3000.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. INTERESSANTE. De certa forma a primeira guerra só teve um fim mesmo com a segunda pois Hitler sempre foi muito motivado pelo que ele chamava de humilhaão da alemanha da WWI.

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Jopz, a primeira guerra tecnicamente só teve fim após Hitler!.. E é disso que vamos tratar no PAPO NERD sábado que vem! *-*

      http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. AHH eu amo História, amo saber mais sobre isso, preciso voltar a estudar por causa do vestibular D: rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  5. Acabei de estudar isso, que dize. Bimestre passado, agora estou entrando na 2° Guerra Mundial...

    singlejoao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao estou estudando a Primeira Guerra Mundial -No momento o papo em história é sobre os Judeus- Mas pelo menos entendi um pouco da Primeira Guerra Mundial :D
    --Bejos
    www.magic--teens.blogspot.com.br
    www.layoutsbycah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, pode fazer um tutorial de como vc ocultou o conteúdo na imagens - lá nos verdadeiros amigos- Por favor, preciso desse tutorial!!

      Excluir
  7. Ainda nem estudei sobre isso no colégio, to ná 6 série ainda... mas parece legal >.< seguindo esse blog maravilhoso aqui! #BezosDani^^ blogDesenrola.tk

    ResponderExcluir
  8. Eu tô estudando isso nesse mês >.< O texto foi ótimo, ainda vai me ajudar muito nesses meses de prova!

    Beijo
    http://closetteenblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Andy, aqui esta o brsuhe que voce me pediu: http://data.whicdn.com/images/26403173/rocket_large.gif

    ResponderExcluir
  10. Nossa, muito legal! eu sabia alguma coisa, mas isso vai me ajudar na prova mesmo! ahahahah

    tem concurso rolando lá no blog, gostaria muito que vc participasse!bjinhos
    http://capprichinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estudei isso faz pouco tempo! Como amo História, acho que a 1ª (e a 2ª também) guerra mundial é um dos melhores assuntos!

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  12. nheeee estou tendo essa matéria na escola esse bimestre!
    eu gosto dessa parte da história, não pelo que aconteceu, mas de estudar a historia mesmo...amei o posttttt, vou estudar quando tiver a prova ahushdua

    xoxo, Lari ^^
    http://olhacomoeufaco.blogspot.com.br/2012/05/adoro-jessie-j.html

    ResponderExcluir
  13. Ainda não estudei sobre isso porque eu estou no 7 ano ainda não aprendi acho que ainda falta muita coisa D= amo historia acho que vou me dar beem..

    pinkmushrooom.blogspot.com

    :))

    ResponderExcluir
  14. A primeira guerra foi o começo de uma das maiores tragédias do mundo! É um assunto super interessante para se ver do que o ser humano é capaz, se isso fosse usado para o bem e para que ninguém sofresse, iriamos ser seres evoluídos .

    http://lehdadicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, ainda acho que os humanos são pessoas e seres subdesenvolvidos, porém sempre tem exceções!.. E são elas que fazem a diferença! (^^)

      http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

      Excluir
  15. INTERESSANTE.

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/ veja as novidades bjs

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas