A publicidade,consumo e desenvolvimento sustentável!

10:00

Novamente não obrigo ninguém a ler, leia se estiver necessitando saber do assunto!
Tumblr_m4u7oxbp3g1qb799go1_500_large

   A partir da segunda metade do século XX, os níveis de consumo nos países desenvolvidos cresceram rapidamente, assim como nos países subdesenvolvidos que estavam passando tardiamente pelo processo de industrialização "Brasil, México, Argentina, África do Sul"...
  A redução dos custos de transportes de mercadorias e a rápida apropriação das inovações tecnológicas provenientes da Terceira Revolução Industrial tornaram possível às empresas colocar no mercado, a preços relativamente acessíveis e em grande quantidade, novos bens de consumo, como automóveis, máquinas de lavar, roupa, refrigeradores e televisores, objetos que iriam mudar os hábitos da população e criar novas necessidades, sobretudo na classe média, o principal alvo das multinacionais. Desde então, existe uma disputa acirrada entre as grandes corporações para 'abocanhar' partes cada vez maiores do mercado consumidor dos países em que desenvolvem suas atividades.
   Para estimular o consumo, os segmentos produtivos - não somente a indústria, mas também os setores atacadistas, varejistas e de servições - utilizaram como principal recurso o marketing, conjunto de ações e estratégias de publicidade veiculadas na mídia "rádio,televisão,jornais,revistas,outdoors,etc..", com o objetivo de divulgar os produtos que comercializam, despertando nas pessoas o desejo de consumi-los.
   Ao mesmo tempo, a produção industrial tem se diversificado cada vez mais, ou seja, são desenvolvidos vários modelos de um mesmo produto com a intensão de atender às preferências de cada consumidor. Porém, em razão de constantes inovações tecnológicas e das atualizações da moda, as mercadorias tornaram-se rapidamente obsoletas, sendo substituídas por modelos mais novos. Nesse momento o marketing torna-se um instrumento imprescindível para o mercado, pois cria no consumidor a necessidade de desfazer-se de seus bens "ultrapassados" para consumir o que há de mais moderno.
   A partir da década de 1970, com a ampliação dos movimentos ambientalistas no mundo, intensificaram-se as discussões a respeito de problemas ambientais causados pelos seres humanos e da busca de um modelo de sociedade capaz de conciliar desenvolvimento econômico, igualdade social e preservação do meio ambiente. Foi nesse contexto que emergiu um novo paradigma socioeconômico e ambiental denominado desenvolvimento sustentável.
     O Desenvolvimento sustentável é um conceito amplo que tem sido muito discutido por diferentes segmentos da sociedade por diversos enfoques. Entre eles destaca-se a ideia de relacionar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, permitindo às gerações futuras a habitabilidade da Terra.
Conclusão.:
       
       Os níveis de consumo de produtos cresceram rapidamente e em níveis alto a partir da Segunda metade do século XX. Graças a redução do custo de mercadorias e as inovações tecnológicas!... Para estimular ainda mais o consumo usar-se o marketing, que é a publicidade e a mídia, para fazer que um produto novo chegue aos ouvidos da classe média, que é o principal alvo das multinacionais!... Com tanta industrialização, criar-se a necessidade de se preocupar com o meio ambiente, assim o Desenvolvimento Sustentável nasce...

Elcimar Reis...

Você também pode gostar:

Comentários
16 Comentários

16 mil comentários

  1. O desenvolvimento sustentável deve ser levado a serio!
    http://www.vitrola3000.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Wow ! Nunca vi um blog abordando esse tipo de assunto :D Awn, é tão fofo *-*
    Deve ser levado muito a sério.

    farryteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que o desenvolvimento comercial trouxe coisas boas, mas também muito ruins, como o consumismo por exemplo, deveríamos pensar mais sobre o nosso planeta, e como ele está devastado de lixo.
    seguindo aqui, segue~?
    amarrandocadarços.tk

    ResponderExcluir
  4. adoorei o conteudo, temos que nos ligar mais nesse assunto. curti dems seu cantinho. seguindo
    Beijos da Thatai
    http://bloogdathatai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia uma empresa que se preocupa com o meio-ambiente é bem vista, e isso faz com que cada vez mais se invista em pesquisa e recursos, afim de busca uma sustentabilidade. amei o post.

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Andy, tb tem países que eu nunca imaginei que existissem que já passaram no MT. Já tive 499 visualizações dos Estados Unidos *o* fiquei tipo...Haahhaaa Haahaaa
    kkkkk
    Beijos*
    www.magic--teens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, passando para desejar um ótimo FDS para você e pedir para que dê uma passada no meu blog. Faço encomendas e retribuo tudo !! É só avisar e curti o blog na barra lateral !


    Antes do Salto

    ResponderExcluir
  8. Oi Andy,
    Já andei lendo que, nem mesmo um rei na idade média tinha o que hj uma família de classe média baixa tem. Esta produção acelerada que entamos tem o seu lado bom tb, e este lado se chama conforto.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  9. Andy, os afiliados continuam na página de parceria>> http://magic--teens.blogspot.com.br/p/parceria.html

    Ah, no novo layout, que eu pretendo colocar amanhã pra comemorar os 5 meses os afiliados irão ficar na página inicial em um widget.

    ResponderExcluir
  10. Olá Andy, ótima matéria! Então quanto ao recado que vc me deixou...vou te enviar um email ok? Bom fim de semana. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Aqui ta lindo Andy, parabéns ^^

    ResponderExcluir
  12. Nossa Andy que layout lindo, todo verdinho!
    O banner nem se fala de tão fofo s22

    Então, tenta novamente:
    raindropmemory.deviantart.com/art/Whan-Yen-Icon-Set-123235816

    Ótima postagem para as matérias: história e geografia, pelo menos para mim :D

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de Geografia nem de História, mas achei o texto interessante. Adorei o novo Layout, achei muito lindo!!

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que é uma grande solução pro mundo, tudo de sustentável. E sim, o desenvolvimento tardio demais tem, e muito, preocupado e prejudicado a economia do Brasil, apesar da Dilma ter melhorado um pouquinho as condições em que estávamos.

    Obrigada pela visitinha lá no blog, chuchu! [:
    Pós Florescer.

    ResponderExcluir
  15. Veio, vc escreve super bem, tenho certeza que vc é o nerd da sala, aquele que fica nos cantos ou na frente só estudando. Hoje em dia a publicidade é mto grande, estou trocando até a TV pela internet, ganhar dinheiro por esse meio.

    ResponderExcluir
  16. Sempre haverá o lado bom e ruim das coisas ;D

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/ veja as novidades bjs

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas