As Grandes Conferências de Meio Ambiente!

08:00

Tumblr_m9pqa0ajtq1r1llszo1_500_large

As questões ambientais no mundo atual são grandes assuntos que envolvem diversos outros temas de grande importância, cada uma com a sua singularidade e grau de importância. No final do século XIX, o mundo começou finalmente a ver o meio ambiente como uma questão de alto risco e em escala planetária. Com o surgimento e crescimento populacional urbano no início do século XXI, o mundo tem motivos ainda mais graves para crer que as questões ambientais são de alto risco e merecem de uma forma única e sem precedentes a atenção mundial. 


Sobre o patrocínio da ONU (Organizações das Nações Unidas), foram criadas várias conferências de Meio de Ambiente. A primeira grande conferência foi a Estocolmo, Suécia em 1972, mais conhecida como Eco 72. Essa conferência ficou conhecida como o marco inicial da preocupação com o meio ambiente em escala planetária. Depois mais três grandes décadas surgiram, cada qual com outra grande conferência. 
Foram destacados alguns temas importantes em relação ao meio ambiente que devemos citar. O Aquecimento global, decorrente da poluição tanto urbana quando rural, dos gases-estufa e outros grandes gases que acabam gerando ainda mais uma grande poluição; o desmatamento, decorrente de grande queimadas e decorrente também do desmatamento de florestas ilegais; o aumento do buraco na camada de ozônio, decorrente do liberamento de gases poluentes, que pode provocar grandes mudanças no mundo como o tal conhecemos, como aquecimento completo do mundo, derretimento das calotas polares e etc... 
Todos esses temas citados acima são alto grau de importância. O número de países que estão participando desses tipos de conferências tem crescido de uma forma incrível. Por exemplo na primeira conferência 113 países participaram, na segunda conferência no Rio de Janeiro, 179 países compareceram, e na terceira grande conferência em Joanesburgo, quase a totalidade dos países compareceram, cerca de duzentos países. O Número cresce a cada reunião, e a preocupação com o meio ambiente cresce junto. 

Estocolmo - 72. 
As questões ambientais como disse, começaram a ser discutidas com mais ênfase na década de 1972, na capital da Suécia em Estocolmo. Essa é considerada uma das mais importantes de todas as conferências, pois se tornou o marco inicial das preocupações com o meio ambiente em si. Com a presença de 133 países e com mais de 400 instituições não-governamentais, a Eco 72, se tornou um empasse entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Os desenvolvidos apoiam o "desenvolvimento zero" e os subdesenvolvidos "o desenvolvimento a qualquer custo". 

Rio 92 ou ECO 92. 
Exatos 20 anos após a primeira conferência de meio ambiente - a Estocolmo em 72 - a cidade do Rio de Janeiro, recebeu a Segunda Grande Conferência Ambiental. Diferentemente da reunião em Estocolmo, a Rio 92, recebeu um número muito grande "chefes de estado" . Com 197 países e com um número bem grande de organizações não-governamentais. Para receber tantos países, o ex-presidente Fernando Collor de Mello teve que instalar temporariamente a capital federal no Rio de Janeiro, que contou com uma intensa segurança. 
Na Eco-92 foi criação da Agenda 21, que consiste um um plano para o desenvolvimento sustentável, assinado por 197 países; a Agenda 21, tem como objetivo inserir metas para que a poluição e degradação do Meio Ambiente entre em retrospecto. 

Rio + 10 ou Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Sustentável - Joanesburgo, 2002. 
Em 2002. A ONU organizou a Rio + 10, que ocorreu em Joanesburgo. Contou com a presença de mais de 189 países, sem contar com centenas e incontável organizações não-governamentais. Na Rio + 10, não foi tratado somente as questões ambientais. Teve-se como o objetivo de reduzir a pobreza mundial ao extremo, melhorando as condições de vida das pessoas que recebem menos de 1 dólar por dia, até 2015. Foram debatidas questões, sobre fornecimento de água, biodiversidade, saneamento básico, saúde e etc.. 

Rio + 20, em 2012.
A mais recente Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente foi a Rio + 20, que marcou vinte anos da primeira convenção no Rio em 92, e dez anos depois da última em Joanesburgo, África, 2002. Porém, farei uma postagem a parte sobre a Rio + 20, assim que possui informações suficientes!...

AndyReis...
Não copie.

Você também pode gostar:

Comentários
17 Comentários

17 mil comentários

  1. Adorei.. Para falar a verdade eu sei tudo sobre a eco 92 e Rio+20 fiz um trabalho gigante sobre o assunto no colégio...Esses assunto deveria ter sido tratado com mais importância pelos governos, mas eles só querem saber da crise e do dinheiro.. não estão nem ai para com o meio ambiente.. Esperamos que eles não demorem para ver que tudo dependo do Meio ambiente. Se todos os blog falassem sobre esse assunto quem sabe a gente não teria um mundo menos poluído.

    http://renata-diariodeumaadolecente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom sabermos essas coisas, o meio ambiente precisa de nós!
    Perfeita Teen

    ResponderExcluir
  3. arrasou! eu sei um pouco sobre todos esses acordos e protocolos por causa do colégio, te parabenizo pelo post! é um assunto que realmente deve ser discutido!
    kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. o pior é que o povo faz tanta conferencia e tanta coisa e nada muda.
    ta complicado isso ae né.

    ResponderExcluir
  5. Tomara que você faça logo a postagem sobre a Rio + 20 estou louca pra saber mais sobre ela, já pesquisei um pouco na internet, só que quero ouvir (ler kkkkk)com suas palavras!
    O pior entre todas essas coisas é o fato de estarmos quase perdendo algumas especies animais.

    victory-blog1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Penso que tudo o que foi realizado até a Rio +20 é muito válido, mas a meu ver na Rio+20 as propostas de desenvolvimento sustentável e economia verde com erradicação da pobreza deveria ser pensado depois de se tomar consciência das ameaças que recaem sobre a terra e sobre a vida. Porque não adianta discutir desenvolvimento sustentável e economia verde se não podemos garantir a sustentação da vida na terra e da humanidade, o resto não se sustentará. E a Rio+20 não abordou isso mas continua querendo crescimento, tirar os recursos da terra até que ela não aguente mais e acabem nos exulsando do planeta. É importante essas reuniões? sim é pois cada vez mais aparecerá mais gente tomando consciência de que cada um tem a sua parte a fazer até chegar o dia em toda a humanidade será capaz de ter o seu paraíso terrestre. Afffff...rsrsrs...acho que me empolguei demais!

    ResponderExcluir
  7. Você me lembrou de um trabalho que tenho que fazer sobre Rio+10... Olha eu :c Acho o homem um ser muito ganancioso e egoísta, e muito BURRO pois não vê a nenhum custo que pra se viver bem tem que viver em harmonia com a natureza, parece até que vivemos em guerra constante contra ela. Odeio concreto, prédios, fábricas,arrgg.
    lovelyblogcarol.blogspot

    ResponderExcluir
  8. Realmente a natureza ta sofrendo cada vez mais, e com isso vamos sofrendo também... Se ninguém cuidar, estamos todos ferrados...
    Amei o blog, o layout e o conteúdo <3
    candy-grape

    ResponderExcluir
  9. Oi Andy, quanto à sua pergunta, é o seguinte: O nome da fonte dos posts é Bree Serif, então você vai lá no seu html e depois de body, html (acho que é assim que tá no seu, já que você usa dois backgrounds, né?) você cola: "font-family: 'Bree Serif', tahoma, 'trebuchet ms'" (sem as aspas).
    Bem, espero que tenha ajudado, qualquer coisa me fala.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Vai cair isso no SASI desse ano,então eu estava até estudando isso!Acho válida a idéia do mundo em geral se juntar pra cuidar do planeta,mas confesso que não vejo muita mudança,apesar de tudo...
    Beijos
    Cupcake Teen
    http://cupcakesepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Descupe se você não entendeu, É que eu tava mandando essa mensagem para todos que não me seguiam que eu ia PARAR DE SEGUIR e se quiser seguir o meu eu sigo de volta, sem problemas !

    ResponderExcluir
  12. É realmente importante, mas eu acho que as pessoas estão se conscientizando aos poucos, acredito que as crianças de hoje já tem a mente bem aberta em relação a isso. Você participa/participou da OBMEP ?

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. é muito bom saber que tem pessoas interessadas em ajudar o Meio ambiente,,
    eu principalmente sou voluntaria :)

    ResponderExcluir
  14. Todos sempre tem que estar interessados a ajudar o meio ambiente cuidar do mundo onde vivem! Todos tem direito total de fazer tudo que seja possível para melhorar o nosso mundo! Fico feliz que muitas pessoas estejam interessadas á ajudar o meio ambiente e o mundo! Todos nós somos voluntários a isso!^^ Um abraço!! Nicolas | Dicas Blogspot

    ResponderExcluir
  15. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  16. Eu acho tais conferências uma grande conquista do homem em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento socio-econômico sustentável. Debates, a Agenda 21, projetos de Lei, reuniões etc são muito importantes e mostram a preocupação para as questões ambientais, PORÉM, o que está apenas no papel, ou o que é discutido NÃO muda NADA.
    Muita coisa coisa mudou desde a Eco 72, mas, a meu ver foram poucas as transformações que devem receber mérito (até porque, tudo o que é "ecologicamente correto" é caro!!! E o Governo "tem dificuldades" para adaptar o país para uma algo radical...)
    O que adianta tanta "falação" se não há um REAL empenho dos países participantes? Por que não há a conscientização das pessoas, fiscalização das indústrias/empresas, investimentos em planos sustentáveis...
    Enquanto o capitalismo só desejar o lucro, sem medir as consequências, países industrializados irão continuar a poluir muito e países emergentes/subdesenvolvidos sofrerão com as desigualdades sociais... é trágico...
    Loucos Informados

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post! É bom as pessoas saberem as conferencias que já foram realizadas, afinal é muito importante saber e cuidar do nosso ambiente. Tipo, eu fico muuuito revoltada com as pessoas que nem tao aí, quando jogam papel no chão por exemplo.Se eu vejo pelo menos eu vou até a pessoa faço ela pegar e dou mor sermão, ou senão eu mesma pego. Meus amigos até me zoam me chamando de fiscal ecológica kkkk' Mas se cada um fizesse a sua parte...:3
    caveirasrosas|blogspot.com

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas