Estamos prontos para a Democracia?

09:00

Books are my everything.

O mundo é composto por pessoas com ideologias diferentes. Somente crescemos intelectualmente quando aceitamos as opiniões alheias e as levamos em consideração, tomando por si, ao final, sua própria conclusão. O Brasil é um país democrático, ou seja, o poder está ou deveria está concentrado nas massas populacionais, no povo. Porém, o "povo" sabe lidar com o poder de um país nas mãos? Ou seria melhor que o Brasil aderisse um regime totalitarista, onde, o poder seria concentrado numa elite? O fato é que o Brasil, como país democrata, não consegue se organizar socialmente. As pessoas são totalmente livres em nosso país, mesmo com as regras sociais impostas pelo governo. Por exemplo, todos sabemos que estatuto de trânsito, não devemos estacionar em locais proibidos ou transitar indevidamente pela cidade desrespeitando as sinalizações; porém, sabemos que isso não ocorre na prática. A população brasileira não se organiza socialmente, ou seja, permanece desrespeitando regras e destruindo o mínimo de convívio social e respeito ao próximo que construímos. Num regime totalitarista, isso não aconteceria. O povo brasileiro, trouxe desde o passado do Brasil, esses costumes e essas condutas. Mudá-las pela democracia é quase impossível. O fato é que o povo brasileiro só irá respeitar o próximo e as regras sociais, quando houver uma sanção financeira. Excluída por poucas exceções. 

Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
6 Comentários

6 mil comentários

  1. realmente... às vezes penso que democracia é essa que vivemos? somos obrigados a votar, a se apresentar no exército e nada muda! será que obrigando geral a dar seu voto adiantaria alguma coisa? porque eu não vejo nenhuma mudança. minha primeira eleição foi votada completamente sem vontade, porque acho que se votar mudasse algo, não seria permitido.

    não sei se o totalitarismo seria a solução. acho que pioraria tudo de uma vez.

    pro brasileiro acordar - muitos já acordaram - não é necessário força. deve-se elaborar outras estratégias, mas obrigá-los a cumprir as coisas não funciona.

    muito bom seu texto! :D

    bom final de semana, Elcimar, beijos :D

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seu texto as pessoas só mudam de hábitos quando mexe no bolso delas. u.u
    onandoffoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa, eu sempre fico nesse vai e vem na blogosfera e com isso acompanho seu blog... e caramba, como ele cresceu <3 Os posts tão ótimos!
    Bom, concordo com você e acho que a maioria das leis são bonitinhas no papel, etc, mas na prática nada funciona. Acho que a forma q vivemos não é uma democracia, como deveria ser...
    Enfim, seguindo novamente!
    Abraços - http://otoemduvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Elcemir, tem muita coisa pra mudar e e triste ver o nosso Brasil assim, principalmente qdo vc vive fora do Brasil vc leva um choque e vejo o qto nos que moramos fora mudamos eu digo isso pq ta tudo do msm jeito, fui muna festa junina numa quadra na minha cidade e apos comer um canjicao procurei a lixeira e nao encontrei ai minha amiga me disse ta todo mundo jogando ali, no chao e tinha um monte ja de lixo no chao. Meu filho foi abrir uma sacola de chips e me deu a beiradinha pra mim eu disse : Por que esta me dando isso ? Ele falou: olhei mas nao encontro lixeira mamae . Eu estava guardando dentro da minha bolsa, quando meu sobrinho que mora no Brasil me perguntou o que estava fazendo eu contei pra ele, ele me disse olha a sua volta esse pedacinho da sacola nao vai fazer diferenca nenhuma aqui. E triste! E assim sao inumeras coisas que e bem diferente daqui, Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    É exatamente assim , as leis ( que são bem antigas por sinal )
    não funcionam para nada , as pessoas assaltam , matam e não pagam
    por isso . Um absurdo !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. De fato o que não estamos acostumados a ver no Brasil é essa massa de pessoas exigindo democracia. Somos meros coadjuvantes da ação de um Estado com bases burguesas e por mais incompreendida que sejam os apelos não podemos tapar o sol com a peneira devemos, de fato, perceber que a nossa República Democrática nos traz antecedentes e acontecimentos atuais nada de que mereça elogios dando sentido não a emergência de um totalitarismo, mas de um povo que tente acordar .

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas