Como surgiu o Halloween?

09:00

Res[pire]

Hoje é comemorado o Halloween ou Dia das Bruxas, infelizmente esta festividade só é apreciada por poucos; muitos países não a comemoram como deveriam, por questões culturais. Para entendermos melhor sobre o que é o Halloween é necessário voltar um pouco ao tempo. 

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras/Trick or Treat", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). Vemos então, que o Halloween na verdade não foi inicialmente uma festividade diretamente ligada às bruxas, ou aos mortos. Devemos ressaltar que isso foi sendo adquirido com o tempo. O grande costume de fantasias provavelmente nasceu na França, quando a Igreja Católica estava passando por momentos conturbadores em relação à imortalidade. 

O fato é que, não só o Halloween sofreu interferência com o passado, como a maioria de nossas festividades. O passado é muito importante, o pensamento das pessoas de cem ou duzentos anos atrás faz uma grande diferença para o presente.



scull

- | via Tumblr

 halloween

A HAPPY HALLOWEEN. 
AndyReis. 

Você também pode gostar:

Comentários
3 Comentários

3 mil comentários

  1. Adorei saber mais sobre o halloween, aliás, ia procurar sobre isso na internet hoje quando li o post! E poxa, não imaginava que inicialmente não tinha nada a ver com bruxas. E concordo com o que disse que é importante sabermos sobre o passado... por isso, acho a história uma matéria que deveria se ter mais tempo para estudá-la, e ser considerada um pouco mais importante do que já é....
    Adorei a maquiagem de caveira, boa ideia para fantasia!
    Beijos - http://otoemduvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que o fato de não existir ou não haver o costume de fazer o halloween em alguns lugares não precisa ser necessariamente ~infelizmente~. Será que todos os países tem carnaval tal qual o nosso? Será que mundo afora existem CTG's como aqui no RS? Isso faz parte da cultura celta e se espalhou pro mundo, mas o sentido original pode muito bem não ser compartilhado em todos os lugares.
    Enfim, tenho preguiça de halloween, haha. Prefiro ficar em casa dormindo e comendo chocolate sem fazer esforço nenhum de dizer "doces ou travessuras".
    Beijos =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Acho uma pena que a divulgação desta festa no Brasil seja tão pequena, mas parece que isso está mudando, para minha sorte...adoro uma festa, e as fantasias do Halloween estão bem originais. Um dia quem sabe a Halloween será igual ao carnaval. É esperar pra ver.
    http://ladosdosfatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas