Opinião de "A menina que não sabia ler".

11:46

Flickr: .monodrift's Photostream

Sem margens de dúvidas, "A menina que não sabia ler" de John Harding é um dos livros mais intrigantes que já li, quem dirá, o mais intrigante de todos. Comprei o livro no início do ano passado (2013). Havia iniciado sua leitura outras duas vezes, e parado na metade da estória. O início do livro é um pouco complicado e cansativo de ler. John narra a estória pela personagem principal, Florence, da maneira como quer; digo, não se preocupando se o início está ou não instigando o leitor. Devo dizer que sou uma amante de sua narrativa, é muito densa e simples ao mesmo tempo, é como ler os pensamentos de Florence. Depois da metade do livro à estória já se torna mais intrigante e é complicado deixar o livro de lado. Florence é uma adolescente, que mora juntamente com seu irmão Giles em uma antiga casa, chamada Blithe House. A estória se passa no ano de 1891. Seus pais morreram à um bom tempo, e desde então sua criação, e de seu irmão, é administrada por seu tio que mora em Nova York. O tio de Florence, teve no passado uma grande decepção com uma mulher. Decidido à ensinar e educá-la da melhor maneira possível, o tio de Florence, a leva para as melhores faculdades da época. Deixando-a assim, no mesmo patamar social e intelectual. Porém, sua querida amada, o despreza, depois de possuir os mesmos conhecimentos que ele. Depois deste evento, o tio de Florence é extramente contra a educação das mulheres, assim permitindo que apenas o pequeno Giles tivesse preceptoras com o ideal de ensiná-lo. Florence, então é recomendada por seu tio, à ser desanalfabetizada, da maneira que nunca pudesse ler uma única palavra. Contudo, em meio ao tempo em Blithe House, Florence descobre uma enorme biblioteca, onde aprender à ler por conta própria. Contudo, o que o autor do livro nos instiga a pensar, é justamente o ponto de vista do tio de Florence. Até qual ponto a educação e a leitura podem ser positiva? Em meio aos dias de leitura, Florence se ver cercada por fantasmas, que de acordo com a garota, já atormentava Blithe House à muitas décadas. Ao coração, da jovem leitora, apenas seu irmão era importante, além dos mistérios que a antiga casa poderia conter. 

A MENINA QUE NÃO SABIA LER.
JOHN HARDING. 
282 PÁGINAS. 
LIVRO INTRIGANTE. 

Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
24 Comentários

24 mil comentários

  1. Tudo bem ele é um livro intrigante, mas para mim ele também é um livro enganador. Quando o autor apresentou o título pensei que fosse uma história sobre conhecimentos de leitura, mas acabei tomando um não na cara quando a menina atingiu seu objetivo e ela começou a ver coisas onde não deveria. Isso me frustou tanto gente! Porém, nada foi mais frustante que o final, pois o autor não respondeu nenhuma das minhas perguntas.

    http:/Enfim Dezessete

    http:/Sorteio 1 Ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que a LeYa colocou esse título para as pessoas pensarem que era uma história tipo "A Menina Que Roubava Livros", o título original em Inglês (dado pelo autor) é "Florence & Giles". E as respostas são dadas ao longo do livro, o leitor é quem tem que ser atento para percebê-las jogadas pela narrativa. ;)

      Excluir
  2. Não parece ser meu estilo de leitura pelo que você falou e pela sinopse que li. Vou colocar na minha lista para ver se leio, quem sabe.

    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar neste livro e comecei a leitura na internet mesmo. Mas não é a mesma coisa que tê-lo em mãos, sabe? Enfim, adorei tua resenha! Bem mais explícita que qualquer outra que eu já tenha lido! <3

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas estava dsanimada com as resenhas negativas dele.
    Mas adoro livros intrigantes, por isso, talvez, eu dê uma chance.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Está sendo uma leitura difícil pra mim, até coloquei ele no desafio lá do meu blog pra ver se eu termino de lê-lo logo... O que eu acho da Florence? Uma garota com uma imaginação fértil demais... Estou no capitulo 20 vamos ver o que o final me reserva :)
    Gostei da resenha, beijo :3

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro mas já fiquei super interessada!
    Ah, aceito afiliação sim :D
    Beijos e fique com Deus!
    Batom De Framboesa.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esperava outra coisa do livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha, mas me encontrei com ele outras vezes, não esperava que fosse dessa forma. Uma boa trama, pelo visto e vou tentar saber um pouco mais sobre ela. A capa tinha me dado outra ideia. Ah! Gostei do seu blog, muito bom!

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não conhecia o livro ainda, mas fiquei com muita vontade de ler. Adorei a resenha !!!!

    www.garotaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  9. De acordo com a sua opinião, o livro é completamente diferente do que eu imaginava e confesso que o meu interesse em lê-lo ficou ainda maior, afinal ficou bem claro que é uma leitura instigante e desafiadora, e eu não fujo de desafios rs. E muito obrigado por ter participado do debate lá no blog, adorei sua opinião!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos vários livros que ocupam espaço na minha lista de desejos, mas vi críticas bem chatas sobre ele e fui deixando-o de lado e comprando outros. Você falou de uma forma bem diferente das outras pessoas, o que me deixou muito curiosa sobre a obra, preciso ler! haha *o*

    O Diário de Sally Carter [www]

    ResponderExcluir
  11. Eu AMO esse livro, adoro a Florence,o ambiente da história e o lado sombrio dela, o fato dela ser uma criança e fazer o que fez, e tudo por conta da sua imaginação peculiar é o um dos fatos que mais me agradam no livro ^.^

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Ahhhhhhhhhh como eu disse estou apaixonada pelo seu blog, acabei de dizer isso via twitter, uma declaração de amor :). Sobre o livro, até falei com minha irmã ela ler vários livros e ganhar também vários, e a safada tem esse livro, depois de ler o post, já até comecei ler o livro. Eu acho que vou amar ler o livro pelo fato da historia, que parecer ser bem envolvente :)

    beijo,
    @maahmusic
    http://instagram.com/maah_music

    ResponderExcluir
  13. Diferente do que pensamos ser, A menina que não sabia ler é realmente intrigante. A leitura dele me surpreendeu e muito *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. geralmente não me intereço muito por livros assim, mas não deixa de ser um bom livro pra quem gosta.

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hmm, Gostei acho que ire comprar depois de terminar G.O.T. Essa relação entre o leitor e o pensamento que o escritor passa é interessante, um bom debate a se pensar...

    blogpensamentosirreais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sinopse do livro, achei bem interessante, talvez leia um dia!
    Beijoos!
    www.reindicando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar bastante desse livro mas sempre o subestimo. Agora estou intrigada, e ainda nem li o livro. Obrigada, Elcimar! ahaha talvez eu compre depois que terminar o que estou lendo, ou eu pego emprestado na biblioteca ehehe ótima resenha c:

    Wingless Butterfly ❀

    ResponderExcluir
  18. Ah! Eu falei sobre esse livro no blog: http://migre.me/hx6dG
    Adorei a estória, apesar de achar que poderia ser melhor escrito. Gostei mais porque me surpreendeu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Parece seu um ótimo livro! Entrou para minha lista literária, quero muito ler!

    cherrycookiie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ótima sua resenha a historia parece boa pretendo ler.
    http://meutomdepink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ouvi muitas pessoas falando que desistiram do livro, mas é bom saber que o livro melhora, muitos são assim :/ Gostei da sua opinião, tenho vontade de ler o livro um dia..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Já li esse livro, confesso que fiquei surpresa com o final mas diferente de muita gente, eu não achei um ponto negativo!


    Te convido a passar no meu blog e participar do sorteio que está rolando lá!
    Beijos,
    Stéphanie
    http://blog-fabulous.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ah, eu não gosto de livros que deixam a gente boiando na primeira metade, fica chato de ler. Mas esse livro parece ser bem interessante, então vai para a minha listinha.♥

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas