Educação D-Eficiente!

09:00

photo.

A verdade em relação a qualidade educacional no Brasil é clara e é discutida abertamente em quase todas as escolas do território nacional. Está nas cabeças e nos lábios da maioria dos professores que realmente se preocupam com seu meio de trabalho e com o futuro do corpo discente escolar. Mas as questões somente são abertas? Nunca encontramos soluções? Há algo sendo exigido do governo enquanto democracia? 

Qual educação você pensa ser mais eficaz? 
Educação pública. ----------------------------------------------------------------------- 1, (14%)
Educação privada. ---------------------------------------------------------------------- 64, (85%)

As opiniões dos leitores do Acesso Permitido são claras. A melhor educação fundamental e média se encontra nas instituições privadas. Mas deveria mesmo ser assim? Os fatos são os seguintes: para o ensino fundamental e médio as instituições com melhor capacitação e qualidade são as instituições privadas; para o ensino superior e universitário as instituições federais são as melhores opções. Ou seja, somente no Brasil terá uma boa educação o indivíduo que estudar o fundamental e médio na privada e o superior na federal? E quem são estes que conseguirão garantir sua vaga na federal? Os alunos da privada ou da pública? 
A desigualdade em relação à qualidade é notável. Cabem à todos os professores, alunos e responsáveis procurarem os seus direitos por uma melhor educação pública no Brasil. Porque afinal todos merecem uma boa educação e direitos iguais! Qual é a sua opinião sobre o assunto? 

Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
9 Comentários

9 mil comentários

  1. minha menina estuda em uma pública , e com o ensino de hj vejo que para ela entrar umd ia em uma faculdade ixiiiiiiiiiiii vai penar,
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sem querer elitizar ou algo assim mas a melhor educação e não só isso, os melhores serviços sempre serão aqueles que não é de acesso à toda sociedade, não se trata de ser Privado ou Público, mas sim, de difícil acesso. Uma escola particular pode ser tão ruim quanto uma pública, vai depender apenas do preço; uma boa comparação pra isso seria o Genoma e o Clóvis Salgado que tem uma faixa de preço muito maior, já uma escola pública vai depender de outra coisa, da seriedade de ensino se uma escola pública cobrar 50% como média vai ser obviamente pior do que uma que cobrar 70% devido ao fato da acessibilidade ser menor. No ensino fundamental e médio é esse cenário, já no ensino superior... Vemos hoje em dia que as faculdades privadas estão cheias de alunos que nem sempre estão lá para poder desenvolver o Método Científico, a maioria está lá em busca de bons empregos (O que não é nem de longe o principal objetivo de uma Faculdade) devido a isso o ensino Superior Privado está cada vez mais decadente, e só sobrevivem aquelas faculdades privadas cujo não é avaliado só o quanto o aluno pode pagar mas sim, o conhecimento que ele pode gerar, o que acontece com as Federais, que são visadas por todos como a melhor opção devido ao nível de aprovação ser menor do que de uma Privada, a cobrança ser muito maior e outros fatores que tornam o ensino menos acessível, fazendo com que no caso tenhamos um ensino restrito a maioria, a massa e assim fazemos um concentrado aos poucos. Ou como já se dizia muito tempo atrás num ditado, o Sol é para todo mas a Sombra são para os que merecem.

    ResponderExcluir
  3. Na cidade onde eu moro as escolas públicas são uma grande bosta!! As privadas são de longe as melhores, e a prova disso é que os que passam em primeiro lugar no enem ou em algum concurso sempre são alunos de escolas privadas. Eu realmente não entendo como isso acontece, meus professores (eu estudo em uma escola particular) a maioria ensina em escolas públicas e essas escolas são as que os pais tem um pé atras justamente por causa do ensino, mas cara, os professores são capacitados, são extremamente inteligentes, eu nunca vou entender como isso acontece. Porque uma escola pública é tão ruim se a maioria dos professores ensinam tanto nelas quanto nas privadas? É inexplicável!
    Bright Words [www] | Instagram [www] | [+Follow]

    ResponderExcluir
  4. Então depois vem as Cotas para acabar com a vida das pessoas...Muito boa a enquete :p

    http://blogpensamentosirreais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. E é por esse motivo que adoro ver o resultado das suas enquetes, sempre sabe expor um ponto de vista diferente da maioria das pessoas. Te admiro, cara :)

    P.S. sentiu saudades? Voltei... >.<

    ResponderExcluir
  6. Muito polêmico o tema de seu post.
    É difícil dizer qual a melhor educação, pública ou privada, porque varia muito de cidade para cidade, e às vezes até de bairro para bairro. Dependendo da escola particular, o ensino é péssimo, e digo isto por experiência própria. Sou formada em Letras, não tenho muita experiência com a sala de aula, mas o pouco de experiência que tive me faz, cada vez mais, querer me manter bem distante dela.
    Não que eu não goste de dar aulas, eu amo! Mas não me satisfaço em ministrar uma aula só por ministrar. O interesse em aprender, não de todos, mas da maioria dos alunos é mínimo. O que me desmotiva a entrar em uma sala de aula.
    Acredito que o problema é a educação que a família deve dar ao aluno, no sentido de que conscientize o aluno da importância de aprender, por mais que às vezes seja enfadonho. Então, como nem sempre há essa conscientização ocorre que os pais que realmente não têm condição de custear uma escola particular, mantem os alunos desmotivados na escola pública. Os pais que tem uma condição financeira média matriculam os alunos em escolas particulares "mais ou menos".
    Já aqueles que participam ativamente da vida dos alunos, que ficam "no pé" e que podem bancar os estudos, pagam escolas maravilhosas. E são estes alunos que estudam nas federais, porque passar em uma instituição pública pode ser comparado a escalar o monte Everest.
    Digo isso por experiência própria, porque aqui, em Brasília, a meta de todos é a UNB. E quem consegue passar no vestibular da UNB? Aquele que estudou nas melhores escolas (Galois, La Salle, etc) e que se preparou com afinco, com cursinhos focados no vestibular da UNB. Assim, as chances daquele que estudou em instituição pública e muitas vezes nem estudou um tópico sequer sobre Artes Cênicas, terá dificuldade.

    ResponderExcluir
  7. Tenho raiva disso viu, as coisas são meio ao contrário, exatamente como você falou, escola pública é ruim, mas quando o assunto é universidade as federais que se destacam. E quem consegue vaga na federal ? Muitos que estudaram em escola particular. É complicado viu. E o sistema de cotas ? Polêmico... não concordo com algumas cotas que eles dão. Mas...

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Escola pública é ruim, é uma pena que muitas pessoas (tipo eu) tenham que estudar nelas. Prefiro mil vezes a educação das escolas particulares, viu, porque são escolas mais organizadas e com mais regras. Oh, claro, não estou generalizando, pois há boas escolas públicas também, mas são a minoria, infelizmente. Já tive a sorte de passar alguns meses em uma boa escola pública. É um tema muito polêmico e que merece atenção e debate.
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  9. Realmente é um assunto que merce uma atenção considerável. Estudei tanto em escola pública quanto particular. É notável a diferença, mas claro isso dependendo de cada escola. Tive a sorte de estudar meu ultimo ano escolar em uma escola pública que, apesar do nível ser inferior as escolas particulares que estudei, eles incentivavam demais seus alunos, com cursos, projetos científicos, olimpíadas, etc.
    Infelizmente, o governo não investe muito em educação, justamente para manipular o povo. Dando migalhas aqui e ali, e nós nos satisfazemos com tão pouco.

    arquitetodemundos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas