Artigos.

09:00

Follow Me http://cokgulenadam.tumblr.com/

Talvez para muitos revisar "artigos" seja algo consideravelmente inútil, mas a verdade é que existem algumas outras regras além das que aprendemos no quinto ano do ensino fundamental, que merecem nossas atenções. Os artigos são classificados como uma das dez classes gramáticas da Língua Portuguesa, também denominada de Morfologia das Palavras. Vêm acompanhando um substantivo, determinando-o ou não. 

Os artigos separam-se em: definidos e indefinidos
Definidos: o, a, os, as. 
Indefinidos: um, uns, uma, umas. 

Essa determinação ou não de um substantivo ocorre claramente nos exemplos abaixo. 
"O homem chegou." O artigo "o" determina o substantivo "homem" claramente. Afirmando e reconhecendo-o. 
"Um homem chegou." O artigo "um" indetermina o substantivo "homem", de modo que não exista uma identificação do mesmo, ou seja, nos passa a ideia de que "qualquer" homem chegou e não algum específico. 

Obs: Vale lembrar que o artigo sempre estará acompanhando um "Substantivo", mas pode também existir uma outra palavra de classe gramatical diferente separando-os, como adjetivos. Veja:
"A bela bola estava ali." 
"A" é o artigo que se refere ao substantivo "bola", mas estão separados por um adjetivo "bela", que também se refere ao substantivo. 

Devemos nos atentar também para um aspecto importante dos artigos que é a junção comum entre preposições; as junções também são contadas como artigos. Veja: 
a + o = ao 
em + um = num
em + uma = numa
de + o = do
de + a = da  

Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
3 Comentários

3 mil comentários

  1. eu tenho muitas duvidas até hoje nesse assunto, é uma coisa tão simples e tão complicada ao mesmo tempo. Esclareceu muita coisa Andy!
    beijos,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A gente acaba menosprezando ele mesmo, mas fazem uma diferença nas frases néh.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A gente nunca dá valor nessas aulas na escola até que precisamos delas e não lembramos de nada. Bem bacana trazer esse tipo de assunto pro blog, já me lembrou tanta coisa.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir

+ Lidas