Chatting: O que ser quando "crescer"?

17:20

(3) Tumblr

Oláaaa, queridos leitores. Esta é a primeira postagem de um novo quadro chamado "Chatting". O quadro, para ser honesto, não foi bem planejado; acabei de ter a ideia e a achei extremamente interessante, então.... porque não? 

A principal ideia é de que a partir de hoje irei abrir mais "espaços" para diálogos no Acesso Permitido, para conversarmos nos comentários e discutirmos um assunto. 

Recentemente ando pensando muito no que eu quero fazer da minha vida profissional. Eu faço teatro há uns 2 anos e meio, não tenho certeza; e definitivamente eu amaria seguir essa carreira para algo profissional. Porém há muitas incertezas e elas de certo modo me assustam! Em contra partida eu também penso em ser "Comissário de Bordo" que é um carreira que me chama a atenção e é mais segura, digamos assim.

Então, para começarmos a discussão... O que vocês querem ser como profissionais? Ou já estão na faculdade de tal? Como vocês estão? E caso queiram me dar alguma dica... sintam-se a vontade. :) 

Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
23 Comentários

23 mil comentários

  1. Bom, sou formada em Design Gráfico. Amo minha profissão, mas sem dúvidas teria escolhido outra coisa, como Administração por exemplo.
    Aos 17 anos é horrível você ter que optar por um caminho. Mas acredito que nosso maior erro é achar que "é aquilo que será para a vida inteira".
    Quando a gente faz uma escolha como essa, nem sempre vamos seguir isso sempre. A gente pode se descobrir no caminho, e aproveitar nosso conhecimento e partir pra outra coisa, uma área paralela, ou a gente consegue emprego em algo da área, mas consegue ver uma outra realidade em um profissional que trabalha com você e acabamos descobrindo algo que gostamos (que às vezes esteve na nossa cara o tempo inteiro, mas a gente nunca nota rs).
    Acho que meu conselho é ir tentando ver algo aos poucos sem se pressionar. Dúvidas vão surgir em qualquer profissão, relaxe. É normal! ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aawn Jessica. Realmente. E de certo modo penso da mesma maneira. Por exemplo. O meu sonho de verdade é ser ator e seguir minha vida com o teatro, mas para isso eu preciso de uma estabilidade. E pensando nessa estabilidade eu decidi seguir primeiro a carreira de Comissário, porque também é uma profissão que eu gosto. Mas não penso ser comissário para sempre. Penso que é primário e provisório. :)

      Mas se é formada em Design Gráfico, e acha que teria escolhido outra profissão. Você não acredita que ainda dê tempo de recorrer à uma outra escolha?

      Excluir
    2. Exatamente! A estabilidade é o problema no meu caso. Eu estou tentando ingressar numa faculdade desde o ano passado. Mas não desisti não. Espero conseguir muito em breve! ^^
      Espero que se encontre naquilo que te faz feliz!
      Grande beijo! <3

      Excluir
    3. Aaah sim. Entendo. :) Espero que consiga alcançar seus objetivos também! :) Beijos.

      Excluir
  2. Pretendo ser farmacêutica.
    Estou esperando os resultados dos Vestibulares: Fuvest (USP - Rib. Preto) e Unicamp (Campinas).
    Se Deus quiser, entrarei em uma dessas universidades!
    Ainda não posso falar muito sobre a profissão, mas pelo que eu pesquisei, tem várias áreas em que posso atuar (desde farmácias, com a venda de remédios e produção por manipulação, o mais óbvio, até indústria, na produção de cosméticos, produtos higiênicos e também análise clínica, para controle toxicológico e de alimentos).
    A base do curso é Química, Biologia, Matemática e Física, portanto área de Biológicas. Posso lidar com pessoas assim como trabalhar de forma mais "solitária". Exige muito estudo e esforço, mas no fim, o resultado é gratificante!
    Espero que consiga!!

    Parabéns pela tag e, claro, pelo Acesso Permitido. Lindo e interessante como sempre! Beijos, Elcimar! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwn. Andresaaaa, é sempre uma honra ter um comentário seu aqui no Acesso Permitido. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
      Que bom que você está decidida a seguir uma carreira, espero que você consiga atingir seus objetivos. Eu tenho uma prima que é farmacêutica. Ela é muito feliz com a profissão e sempre me diz que não se arrepende e que está feliz com a vida dela. :)
      Estou feliz por você, e quando consegui os resultados das universidades nos conte! :)

      Beijooos. ♥

      Excluir
  3. Eu quero ser médica, mais especificamente, quero ser Médica Oncologista.
    Tentei esse ano, já que tenho 17 e terminei em 2014 o Ensino Médio. Não deu pra passar :/ Mas tenho muitos planos pra esse 2015, espero que tudo dê certo.
    Meu amor pela medicina é imenso. Tenho certeza há 4 anos de que é isso que quero fazer, por toda a minha vida. Sou apaixonada pela área, e sinto que é isso que é realmente necessário para ser alguma coisa: paixão.
    Amo ajudar, ter contato com pessoas e trabalhar com elas. Tem o gostinho de ajudar a salvar a vida de alguém deve ser maravilhoso. Não vejo a hora de começar a cursar e poder fazer o que tanto amo.

    Adorei a tag, muito criativa! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaawn. Concordo completamente. Deve ser a coisa mais gratificante do mundo saber que você conseguiu ajudar alguém e que essa pessoa está bem graças aos seus conhecimentos e principalmente carinho. ♥ Medicina é uma área nobre. Que pena que não conseguiu em 2014. Mas não desista em 2015, faça outras coisas poucas por enquanto, mas realmente não desista! Se você tem paixão, você tem tudo que é preciso. :)

      Excluir
  4. Quero ser engenheiro, mas não um mero engenheiro, um engenheiro da vida, um engenheiro que crie vida, um que mude as coisas ao seu redor, um que cria algo em prol de todos. Sei que estou bem longe disso ainda haha, mas acho que é bem isso que quero ser quando crescer. Talvez esse ano entre na Universidade, pretendo fazer pesquisa cientifica lá, ir para Londres, voltar, trabalhar um tempo, e posteriormente abrir uma empresa de "engenharia da vida" agora como vou fazer isso não sei, só sei que quero haha...

    Abraços,

    {Blog Pensamentos Irreais}  {Twitter}   {Fan Page}


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeaan! *000000* Que avulso e lindo seus sonhos. Embora não sabia exatamente o que um engenheiro da vida faça, acredito que a diferença seja a principal ação. Espero que consiga alcançar seus sonhos! Abração! ♥

      Excluir
  5. Ôh perguntinha difícil, viu! Sinceramente, eu me interesso por tanta coisa diferente que eu não faço ideia do que vou fazer da vida. Nem a mínima ideia. E eu já devia ter decidido isso há muito, muito tempo.
    Eu já participei do teatro um tempo e amei essa época, até pensei em trabalhar com isso, mas o retorno financeiro me fez desistir.
    Há um tempo estava pensando em fazer Ciências Sociais, porque eu sou apaixonada por Sociologia, mas o mercado de trabalho me fez desistir. Não me vejo trabalhando na área, mesmo amando.
    E aí já pensei em fazer História, em fazer Administração, em fazer Astronomia, Geografia e parei em Letras.
    Me identifico com Letras e mesmo não sendo "O" curso, "O" mercado de trabalho, "O" retorno financeiro, até agora eu estou meio que decidida a seguir nesse caminho. Eu só espero que daqui há uns meses eu não desista e fique, novamente, sem rumo.
    Bem, veremos, talvez daqui uns anos você veja a notícia de que me formei em "Letras"; ou em um outro curso totalmente oposto - as possibilidades são infinitas e eu sou uma pessoa confusa kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk. Se temos uma certeza nessa vida Amanda. É que as possibilidades são infinitas. kkkkkk, e que sempre nos encontramos encarando novas realidades.
      Primeiramente é um prazer ter um comentário seu no blog. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
      Como já deve saber eu quero fazer teatro, e justamente estou com dúvidas enquanto as dificuldades... retorno financeiro e coisas do gênero. Mesmo com minhas dúvidas em relação ao curso de Comissário também, de uma coisa eu tenho certeza é que devemos seguir nossos sonhos, por mais loucos que pareçam. E Letras é um ótimo curso, com ótimas oportunidades também. :) Eu acho uma ótima opção, e se é o que você gosta e sente que deve fazer... eu digo... faça! ♥ Boa sorte em tudo que escolher! ♥

      Excluir
  6. Ah, e parabéns pelo novo quadro. Eu amei a ideia e espero que tenha muito retorno dos leitores. É um quadro realmente muito bom - como sempre, você tem ótimas ideias -. Tentarei continuar participando ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aawwwn, obrigadoo. ♥ Surgiu de uma maneira tão sublime. ♥ Obrigado pela participação. Você sabe o quanto é importante para o blog!

      Excluir
  7. Eu passei exatamente pelo o que você esta passando, eu sempre tive uma paixão por escrever e no geral pela área de humanas, e de cara eu fiquei na dúvida sobre fazer uma facul que garantisse meu futuro ou uma que me fizesse feliz, acabou que eu consegui o prouni para Direito, e nos 2 semestres que fiquei cursando, eu realmente gostava das aulas, porque eu amo aprender, mas eu jamais conseguiria me ver em um trabalho tããão burocrático como nessa área, e por mais que o Direito tenha um status mentiroso para muita gente, isso realmente não importava para mim. Resumindo abandonei a faculdade que eu tinha conseguido a bolsa, e agora estou me preparando para fazer aquilo que realmente me instiga, que eu faria mesmo de graça que é Jornalismo. Acredito que o tempo que eu passei na faculdade de Direito não tenha sido total desperdício, ele me serviu de grande aprendizado, temos que seguir os nossos sonhos, se é o dinheiro que te traz insegurança, você esta focando na coisa errada, depois de alguns anos no mesmo trabalho, isso não vai mais te impulsionar, todos precisamos de algo que nos tire da zona de conforto e nos faça refletir. Por mais que não tenha sido perda de tempo para mim, espero que você não precise passar pelo caminho errado para encontrar o certo, basta que desde o inicio você ouça o que diz o seu coração... fui clichê né? hahaha não pude evitar.

    Beijos,
    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clichê????? Nãaao. Você está completamente certa. Minha melhor amiga faz Jornalismo, e eu acompanho a vida dela, o trabalho dela e essas coisas. Fico muito feliz em saber que você optou por aquilo que realmente lhe fará feliz e que irá lhe fazer acordar todas as manhãs com um sorriso no rosto por estar indo para um lugar que lhe agrade. :) Jornalismo é uma grande área, e para falar a verdade é a minha 3° opção, depois de Comissário. Gosto bastante e amaria trabalhar num jornal. Você está certíssima, acho que olhar pelas questões financeiras não é o certo. :) Obrigado pelo comentário. ♥

      Excluir
  8. Bom, eu assim como você sou completamente apaixonada por teatro!
    Mas eu não consigo me arriscar a ser atriz como profissão, apesar de eu amar muito. Pra profissão eu queria usar a minha outra paixão: a escrita. Já pensei em entrar na música também, mas meu violão não me sustentaria se eu não fosse famosa ou muito, muuuuuito, muuuuuuito boa mesmo.
    Então, música e teatro ficam como coisas que faço pra ser feliz. Igualmente importantes pra mim. Com meu blog, eu comecei por diversão, mas ao longo do tempo eu tenho encarado ele como um tipo de trabalho, uma produção pessoal, algo que eu tenho me esforçado pra criar, manter, e fazer crescer. Acho que é assim com todos os blogueiros, né? hahaha
    Então, eu estou voltada pro jornalismo. Sonhando em entrar na USP daqui há dois anos, sabendo como é difícil pq é isso que todos me dizem :(
    Eu meio que me vejo no futuro escrevendo naquela cidade enorme e encantadora pra mim que é São Paulo, mas sem nunca largar a música e o teatro. Fazem parte de mim!
    Eu espero que eu goste da minha escolha, mas simplesmente parece ser o que mais combina comigo hehe
    Te desejo muita sorte e sucesso na sua carreira como ator, pq eu sei como é difícil ser valorizado. As pessoas acham bonito e tal mas poucas são as que valorizam de verdade. A grande maioria só acha "útil" se você virar um médico, ou advogado. O ator é o médico da alma e o advogado da emoção. Quem não fica feliz vendo uma peça?
    Distrair (ou levar as pessoas à uma reflexão) dos problemas é algo louvável e que merece mais vivas. E o trabalho pra isso é ENORME.
    Enorme sim, mas tão grande quanto o trabalho e esforço, é a satisfação no final!
    Muito sucesso, Elcimar!

    Beijos, Amanda do Expresso de Nárnia (www.expressodenarnia.com)

    ResponderExcluir
  9. Pretendo ser Perita Criminal desde que eu tinha uns 13 anos. A primeira reação que essa frase causa é algo do tipo "que macabro!", mas não tenho a menor intenção em ser macabra. O que me faz querer tanto isso, é uma sede por justiça, especialmente (e necessariamente) aqui no Brasil. Eu vejo todas as falhas da nossa pátria e a que mais me deixa indignada é a segurança (que tá mais pra insegurança). O nível de assassinatos é alarmante e deprimente, no entanto isso não significa que não possa ser revertido. E é essa a minha crença.

    Para seguir esta carreira eu posso fazer um (de alguns) cursos superiores, e o que mais me agrada é Medicina. Mas olhando pra essa palavra, esse pensamento me parece tão utópico. Me mantenho persistente, me mato de estudar, dou o melhor de mim para superar os vestibulares, só que ainda assim não parece o suficiente. E eu sinto medo. Muito medo. Procuro ser forte e não pensar em toda a pressão que me cerca, mas a criança de dentro de mim se encolhe, deixando suas lágrimas transbordarem para fora.
    Agora eu estou entrando no 3º ano do Ensino Médio. A pressão está me esmagando, mesmo assim continuo firme (ou pelo menos aparentemente firme). Felizmente, minha sede por justiça é maior que o medo e por alguns instantes eu consigo me sentir capaz (infinita...).

    Então, é isso.
    Desculpa o desabafo.

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu vou cursar Direito começo em fevereiro. Tem bastante tempo que sonho com esse curso, acho também que isso tem a ver com a influencia da minha irmã que hoje é advogada. Em 2013 pensei em fazer Relações Internacionais, mas não teve jeito.. Direito é o que eu quero pra mim e eu não me vejo fazendo outra coisa. Será que vc não está no dilema "o que me faz feliz e o que dá dinheiro"? Bjs

    blogilumiinar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse quadro!!!
    E... você pensa em ser comissário??? Nossa! Que legal!
    Então, eu estou em dúvida entre 3.
    Cinema, eu encasquetei com essa profissão faz uns dois anos. No caso quero ser cineasta, mas é meio incerto, sabe? Estou meio que desistindo porque queria fazer facul em SP, e é caro D:
    As outras duas são, como você disse, mais seguras.
    Design, desde que comecei a blogar e aprender, nem que seja o pouquinho de códigos html... enfim, web design, eu penso nessa profissão. Também começando a desistir porque "vou passar o resto da minha vida aqui na minha cidade". Eu não quero continuar morando aqui, quero morar em outro estado, outro país, conhecer novas culturas, novos lugares... enfim! Mas, é com ela que eu posso conseguir... instabilidade.
    E a terceira (espero que ultima) é comissária de bordo. Sempre quando eu estou decidindo sobre o que fazer do meu futuro, eu encontro 'problemas' (digamos assim) pra eu desistir de tal profissão. (no caso, cinema acima, faculdade cara, morar em sp com 17 anos. E o design, "passar o resto da vida aqui"... enfim, você entendeu né?).
    Eis que vi um post no facebook sobre comissário de bordo e bateu aquela vontade, sabe? (quando penso, não lembro porque 'larguei' a profissão. E esses dias voltei a pensar sobre).
    Agora estou meio que em desespero.
    Estou no terceiro ano, tenho que fazer alguma coisa ano que vem.
    O curso de comissária, só posso fazer com 18 anos, e ainda vou fazer 17 (no final do ano!!!).
    Já pensei em vários tipos de cursos para "me preparar" para a profissão e não ficar "parada" até o final do ano que vem.

    Queria muito ter um conselho pra ti dar, mas... óh, tá difícil!

    ResponderExcluir
  12. Hey Elcimar, primeiramente parabéns pelo quadro, eu amo esses espaços de interação entre leitores e blogueiros.
    Bom, eu já estou no meu segundo ano de faculdade, curso Relações Internacionais, é sem sombra de dúvidas o curso dos meus sonhos, porém por ser um curso multidisciplinar, envolvendo todas as matérias sociais e humanas, me dá um leque de opções muito grande e ainda tenho uma certa dúvida a que área seguir. Tenho grande apresso por Diplomacia e também Política Internacional, é provável que atue numa dessas áreas.
    Mas olha, chegar a essa decisão não foi fácil, sempre fui o nerd da turma, apaixonado por todas as matérias (exceto Educação Física, rs). também já fiz teatro e quando e ainda criança pretendia seguir na carreira, mas hoje é apenas um dos meus hobbies, junto com dança e fotografia.
    Eu terminei o ensino médio em 2012, mas fiquei "parado" durante 2013 justamente pela dúvida em o que cursar, eu tinha n opções na cabeça e ambas super distintas, como astrofísica, psicologia, engenharia mecatrônica, arquitetura, publicidade, até que conheci Relações Internacionais, foi amor instantâneo. Fiz o vestibular, passei e mesmo ainda receoso fui e nossa, a melhor escolha da minha vida, logo de início me senti realizado. Sabe aquele sentimento de "fiz a escolha certa"? Assim que estou!

    E concordo que você deva escolher algo mais rentável de início para manter uma estabilidade e depois se dedicar ao que você realmente ama que é o teatro. De certa forma pode retardar o seu sonho, mas o importante é a certeza de que você está apenas se preparando para algo maior.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Acho que não há nada que me apaixone mais do que o jornalismo. Confesso que não foi a minha primeira escolha desde criança, mas nesse momento tenho a certeza de que é o que eu quero para a minha existência. Kkkk

    Estou esperando a resposta da faculdade, mas eu quero muito começar esse ano e fazer uma especialização em jornalismo criminal, me fascina. Kkkk Eu acho que você deve escolher algo que ama. Eu sei que o teatro também é a sua vida, mas tem que entender que você vai viver do que ganha. Realmente acho que a outra opção é bem mais viável, já que a sua família dependerá disso.

    Pense bem na hora de escolher um curso na faculdade, porque é uma das principais escolhas da sua vida. Amei o quadro novo. Desculpe não ter respondido antes, mas essa semana pra mim foi uma correria intensa.

    Bjs ;3

    ResponderExcluir
  14. Oláa Elcimar! sou relativamente nova aqui, já havia acessado seu blog antes, mas agora ele está na minha página de favoritos!
    Então, eu tenho apenas 13 anos, mas desde os 10 eu já pensava que queria ser escritora... eu não entendia muito bem, mas sabia que queria escrever! Hoje em dia, após pesquisar sobre o assunto, descobri que a brincadeira é de verdade, e eu realmente quero algo ligado a palavras, comunicação, etc.
    Escolhi jornalismo. Sei que é isso porque eu gosto de todos os ramos jornalísticos, sonho em viver essa vida, SOU convicta da minha aspiração. (mesmo que precocemente hahahah). Já tive blog, e adorava, mas nunca foi pra frente. Com 10 aninhos eu já tinha o bloguezinho da escola, e depois dele houveram vários outros. Sempre gostei de falar, apresentar, opinar e saber sobre tudo, devido à curiosidade e o espírito de liderança.
    Tenho os pés no chão, mas já fico muito satisfeita por existir algo que eu ame e queira! Cursar e formar-me em jornalismo não é apenas um sonho, é um objetivo real na minha vida!
    Adorei o quadro e a oportunidade. Seu blog é liiindo, os textos que tu posta aqui são apaixonantes! Obrigada, meus parabéns <3
    Abraços ;)

    ResponderExcluir

Já curtiu?

+ Lidas