Devaneio de um pensamento irreal.

22:36

Imagem de kelly+o'connor

Em que mundo você vive? 
Num devaneio momento dei-me a indagar a realidade. Corri, transpondo-me entre páginas de alguns livros que vi na estante. Na fantasia de seus próprios mundos, e nos argumentos dos autores, entendi que o real é considerado "tudo aquilo que existe", mas será mesmo? O que existe para mim, existe para ti? Será que enxergamos as mesmas cores, ou sentimentos o mesmo calor ou calafrios? Ou então será que temos, pelo menos, um vestígio de pensamentos iguais? Afinal de contas, se o real é tudo aquilo que existe, o mínimo esperado é que as coisas existentes sejam as mesmas para todos. Caso contrário não seria algo real, e sim algo imaginado, inventado ou poetado!

Imagine uma poesia. Considere que seu verdadeiro significado exista apenas para seu autor, cuja sabedoria em poetá-la não tenha permitido ser decifrada por quaisquer leitores. Quando a morte levar o velho autor em seus braços, ela estaria levando consigo a realidade daqueles versos que não mais existiriam em nenhuma outra mente viva? A poesia então morreria? Seria irreal?

Vivemos "aprisionados" neste mundo, o único que conhecemos. E pelo egoismo de cada um em considerar-se o soberano dono do mundo, é impossível cogitar uma evolução de pensamento. Cada um vive seu mundo, com suas regras, com sua realeza, servos e coroa! Cada um é dono de si e de seus ideais! Porém, na "realidade", sábios e verdadeiros "donos de si" são os Reis capazes de abrir teus reinos para conhecer outros novos. 

A realidade, na realidade, é tudo aquilo que quiseres que seja! Afinal de contas, se tu pensares em uma poesia, antes mesmo que a escreva, ela será real para ti, e para mais ninguém. Ela será a sua realidade, ainda que exista só em ti. Em que mundo você vive? 

Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
15 Comentários

15 mil comentários

  1. Alavancando a questão sobre a realidade e a ilusão de estar 'aprisionados' em um mundo totalmente insano, levo em consideração o poder que temos de mudar o provavel.
    Ou seja , a definição de 'realidade' é voce quem cria!
    Seja ela sana , ou uma utopia .
    Sant'Ana Rebecca.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi, oi.

    que texto mais lindo e cheio de reflexão, menino. confesso que fiquei aqui fazendo várias perguntas a mim mesmo e sim... acredito demais que existem só pra gente, já que não compartilhamos com outros. eu, pelo menos, penso em tanta coisa, mas guardo a maioria só pra mim por saber que seria de difícil entendimento aos outros.

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Platão já afirmava que a finalidade do homem é procurar transcender a realidade. Enquanto substancia individual, este artigo sugere ao Leitor um ensaio ao Subjetivo: A Realidade(Metafisica), e faz critica a objetos de realizaçoes.. Gostei muito do artigo, tem corpo poético é alma filosófica, alem disso aborda questoes muitos atuais e importantes a transiçao qual a sociedade esta vivendo... Gostei muito deste Reis. Parabens, estou te acompanhando..

    ResponderExcluir
  5. "Vivemos "aprisionados" neste mundo, o único que conhecemos. "
    Tão lindo e intenso <3 gostei muito desse texto <3

    ResponderExcluir
  6. Que lindo esse texto, nossa é muito perfeito, se não se importa vou divulgar no meu blog pessoal "Kiss".

    <3

    http://material-extra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindo esse texto, nossa é muito perfeito, se não se importa vou divulgar no meu blog pessoal "Kiss".

    <3

    http://material-extra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi andy,
    amei o texto. a subjetividade de cada um interfere na realidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sempre me pergunto em que mundo vivemos. Tantas coisas as vezes parecem ser frutos de meros devaneios que fica até difícil crer nas cruéis realidades humanas. Seja real ou não o importante é que nos faça refletir sempre.

    ResponderExcluir
  10. Sempre me pergunto em que mundo vivemos. Tantas coisas as vezes parecem ser frutos de meros devaneios que fica até difícil crer nas cruéis realidades humanas. Seja real ou não o importante é que nos faça refletir sempre.

    ResponderExcluir
  11. Muito bem! Excelente! Uma das melhores coisas que eu já li por aqui. Altamete reflexivo,com eu gosto.

    ResponderExcluir
  12. Entrou pra minha lista de preferidos daqui! Apresentando sua compreensão do mundo, você nos mostrou um pouco do seu mundo e permitiu que o meu ficasse ainda mais bonito...

    ResponderExcluir
  13. Adoreiiiii, arrasando mais uma vez!
    Abraços querido♥

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu texto e o modo como ele me fez refletir! Todos temos realidades intocadas dentro de nós que nunca serão tangíveis ou compreensíveis a terceiros, são só nossas mesmo =)

    ResponderExcluir

+ Lidas