Teatro Atiaia é interditado em Governador Valadares.

11:26


Elcimar Reis, ator da Cia de Artes Asa do Invento. 

Olá queridos leitores, hoje, venho-lhes explanar um pouco sobre a atual situação artística de minha cidade, Governador Valadares - MG. A cidade, atualmente, possui cerca de trezentos (300) mil habitantes, e apenas uma casa de apresentações, o Teatro Atiaia. Porém, há seis meses o Teatro foi interditado por via judicial, visando melhorias em sua estrutura, de modo a atender corretamente a lei e todos os habitantes da cidade. Deste modo é até considerável a percepção da real necessidade em melhorar a qualidade estrutural do local, porém, já passaram-se seis meses e até o momento não houve um pronunciamento à classe artística sobre reabertura do Teatro e previsão para espetáculos ou coisas do gênero. Deste modo, nós, artistas da cidade, estamos, assim como o Teatro, "interditados", não possuímos um local para apresentações. Dou-lhes como exemplo, minha própria Companhia, cuja qual está com um espetáculo em fase de montagem, e nosso cronograma de estreia teve que ser alterado em função da interdição do Teatro. 

Deste modo, decidimos usar nosso poder artístico, justamente, para mostrar a população nossa frustração em relação à administração pública do Teatro Atiaia. Através de um "EXERCÍCIO DE GENEROSIDADE", os artistas e a população em geral, estão publicando fotos com um Cone no Facebook, para mostrar que também se sentem interditados, da mesma forma como o Teatro. Abaixo segue-se a chamada para o projeto!

Venho solicitar a gentileza de fazer um EXERCÍCIO DE GENEROSIDADE em prol dos artistas valadarenses: tire uma foto com um cone de trânsito e publique no Facebook que você também se sente interditado. Contribua assim para pressionar o Ministério Público a liberar o #TeatroAtiaia. Único teatro da cidade de Governador Valadares. Contribua com o nosso trabalho artístico. Obrigado!

Assim, eu peço à vocês, leitores, que também participem do nosso projeto! É realmente muito importante! Cada foto, cada hastag postada, já é mais uma posição social em relação à nossa atual situação! É possível encontrar cones de trânsito em estacionamentos públicos, shoppings, praças etc. Quando acharem um cone na rua, tirem uma foto! E postem com a #TeatroAtiaia! Ajude-nos!

Abaixo, palavras de Clênio Magalhães, idealizador do projeto. 

"Eu estou bem contente com a repercussão da Campanha. Fico muito feliz em saber que nossa cidade tem a cada dia mais aprendido como utilizar o meio digital. Após reunião com o departamento de cultura de Governador Valadares, fiquei um tanto desapontado em perceber como a cultura está sendo negligenciada em nosso município. Logo pensei em utilizar o bem imaterial, matéria prima que utilizamos a todo momento em nosso ofício. O cone representa esse lugar do impedimento, da imobilidade pela qual nós artistas profissionais temos passado. Temos espetáculos a serem estreados, temos um festival de Dança a acontecer em Abril numa data internacionalmente conhecida que é o Dia Mundial da Dança, temos lançamento de livro, temos a população reclamando do cheiro de mofo no teatro, temos uma Campanha de Popularização do Teatro e da Dança para ser produzida e parece que nada tem sido feito para garantir a qualidade das ações culturais. Temos a impressão que nossos gestores culturais tem ignorado esses fatos. No momento a prefeitura deve atender as normas legais, cumprindo a sentença que transitou em julgado por 10 anos e não foram atendidas. Processo n. 1566419.91.2005.8.13.0105 - 29/10/2015 do TJMG Recorrendo sempre a prefeitura não atendeu as recomendações e o processo chegou ao fim. As solicitações são rotineiras que a prefeitura não deve mais recorrer, pois são necessidades básicas para uma população de uma cidade como Governador Valadares como saídas de emergência, padronização de sinalizações, acessibilidade, condições arquitetônicas, etc. Daí me surge uma reflexão: Se não somos capazes de manter regular um teatro de 400 lugares como o Teatro Atiaia, como poderemos avançar culturalmente para administrar um possível Centro Cultural para 280 mil habitantes? Quais são os critérios para se eleger os responsáveis pela cultura da cidade? Quais são suas formações? Eles atuam artisticamente na cidade? Conhecem e possuem experiência para administrar os mecanismos de captação de recursos vigentes? São questões que me chegam ao pensamento, levando-me a refletir sobre nossa responsabilidade como artistas em apontar caminhos e exigir mais diálogo e transparência pelo menos quanto às questões públicas." diz Clênio.

Confira abaixo algumas fotos já postados no Facebook com a #TeatroAtiaia! Participe também!

Cia de Artes Asa do Invento em ensaio.

Cia de Artes Asa do Invento em ensaio. 

Roxane Kaslee, atriz da Cia de Artes Asa do Invento.

Clênio Magalhães, dançarino, coreografo e diretor de espetáculos em Governador Valadares.

Tai, cantora e atriz em Governador Valadares.

Júlia Portugal, atriz na Cia de Artes Asa do Invento.

Participe também! 
Elcimar Reis. 

Você também pode gostar:

Comentários
3 Comentários

3 mil comentários

  1. Que pena! Sinto muito. Espero que tudo volte ao normal o mais rapido possivel. Adorei a ideia do cone!
    New post:
    http://motivetobepretty.com/como-colocar-musicas-no-seu-iphone-sem-pagar-nada/
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Muito bom rapaz essa iniciativa. Tudo pela arte!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa campanha. Minha cidade é muito pequena e não tem teatro, porém uma escola está em reforma a três anos - isso que o tempo estipulado foi dois anos. A obra não caminha e enquanto isso os alunos que estudam lá, são obrigados a conviverem no meio daquela bagunça. Um absurdo!
    É bom saber que as pessoas abraçaram esta iniciativa. E boa sorte com a campanha! Que o teatro volte a funcionar.

    Beijos! Cherry Cookie

    ResponderExcluir

+ Lidas